domingo, 8 de novembro de 2009

A face tenra de São Paulo: o centro novo

As grandes construções modernas se misturam às arcaicas lojas e galerias, esse é o magnífico contraste da nossa querida São Paulo. Nessa região estão situados:

Galeria do rock: liga a Rua 24 de Maio 66 à Avenida São João 439 e ao Largo do Paissandu. Depois de muitos anos de decadência ela foi revitalizada e hoje com cinco andares abriga um vasto comércio de CDs, camisetas e etc. Apesar do nome, podemos encontrar muitos estilos musicais distintos nela, como o próprio hip-hop e salões voltados para o estilo afro.


Edifício Copan: é considerado um símbolo da arquitetura moderna brasileira. É um edifício residencial em forma de “S” projetado por Oscar Niemeyer. Há 1.160 apartamentos nele e em sua área comercial há 72 lojas, restaurantes e lanchonetes.

Edifício Itália: foi construído pelo Circolo Italiano e é o segundo mais alto da capital. A sua construção oval tem 165 metros de altura e o restaurante terraço Itália oferece a vista mais panorâmica da cidade onde podemos ver toda a região do centro, as marginais Pinheiros e Tietê, a Avenida Paulista, o Anhembi, a Serra da Cantareira e o Pico do Jaraguá.

Praça da República: é considerado um elo entre o centro velho e o centro novo. Cinco anos depois de 1889 foi inaugurada ali a escola Normal Caetano de Campos. Agora as pessoas são atraídas até lá por causa da feirinha de arte e artesanato que ocorre aos domingos, das 9:00 às 16:00 horasO centro novo começa a partir do viaduto do Chá e abrange os quarteirões da Praça Ramos de Azevedo, Praça da República, Largo do Paissandu e a Avenida São Luiz, tendo a presença de inúmeras galerias, lojas e restaurantes.