Largo São Francisco: reúne um dos mais expressivos e antigos conjuntos da arquitetura religiosa da cidade de São Paulo. O Largo São Francisco tem como principal ponto histórico a Faculdade de Direito que foi estabelecida em 1642 e está conservado até hoje.
Os Triângulos: concentrou a ferveção populacional da São Paulo do início do século. Esse triângulo é delimitado pelas ruas: Direita, São Bento e Quinze de Novembro. O Edifício Martinelli, com 30 pavimentos, foi o primeiro arranha céu da América Latina. Está localizado no triângulo formado pela Rua São Bento, 405, Av. São João, 35 e Rua Libero Badaró, 504, no centro de São Paulo.
Praça da Sé: Foi coroada como marco zero da cidade. Foi englobada a Praça Beviláqua que foi inaugurado em 1978. Considerada quase um sinonimo para o Centro Velho.
Solar da Marquesa: é considerado a última edificação construída em taipa de pilão. O lugar foi a residência da Marquesa de Santos por aproximadamente 30 anos. E essa construção só é preservada até hoje devido a importância dessa figura polêmica do Primeiro Reinado, que entre tantos feitos, foi amante de D. Pedro I e deixou em seu testamento os nomes de alguns de seus escravos.O Solar da Marquesa fica ao lado do Patéo do Colégio. Não deixe de conferir, é uma viagem ao passado do País e da capital paulista.
Pátio do Colégio: é um sítio arqueológico, onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta, jesuítas a mando de Portugal, resolveram estabelecer um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto. O Pátio do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. Hoje o Pátio do Colégio é administrado pela Companhia de Jesus. Seu complexo abriga diversas atividades culturais e religiosas. Abriga um museu, a Igreja, uma biblioteca temática e projetos sociais.
O centro velho ainda pode nos proporcionar muita diversão e disperta-nos muita curiosidade pelo passado dessa grande metrópole que é o a cidade de São Paulo, basta dar uma caminhada pelas ruas do centro e observar por trás daquela selva de pedras há muita história e cultura.